Delta Plus News O que é a anodização e a lacagem?

O que é a anodização e a lacagem?

Estes dois processos são utilizados e apreciados para o melhoramento estético de materiais ferrosos e não ferrosos.

#
O que é a anodização e a lacagem?

Estes dois processos são utilizados e apreciados para o melhoramento estético de materiais ferrosos e não ferrosos.

#

Produtos

Update 29.06.23

Porquê anodizar?

Os nossos produtos de alumínio são por vezes instalados em ambientes agressivos e necessitam de um tratamento para garantir a sua resistência e a sua duração de vida.

Por outro lado, a lacagem não é recomendada para o tratamento de um perfil sobre o qual deslizariam peças (por exemplo, as nossas linhas de vida para carris: ALTIRAIL, ALTIRAIL LR, COMBIRAIL e VERTIRAIL). Assim, nestes casos, teremos de utilizar o processo de anodização.

Vantagens da anodização:
A anodização é a combinação perfeita de proteção e estética.

De facto, melhora a robustez do produto preservando o seu aspeto metálico, sem desnaturar o produto, e permite-lhe integrar-se perfeitamente na estrutura.

Lacagem e termolacagem

Porquê a lacagem ou a termolacagem (também conhecida como pintura a pó)?

Ao contrário do que se pensa, é perfeitamente possível combinar estética e segurança ao mesmo tempo, fazendo com que os sistemas anti-queda se integrem perfeitamente na arquitetura.

É aqui que entram em jogo os processos de lacagem e de pintura a pó.
Estes permitem transformar os nossos sistemas anti-queda de aspeto metálico em móveis que se integram perfeitamente na sua arquitetura, ao mesmo tempo que são esquecidos.

Vantagens da lacagem:
A lacagem permite a aplicação de cores em peças metálicas, tanto básicas como complexas e frágeis. Este processo pode ser aplicado a todas as peças e suportes.

Para os perfis estáticos, a lacagem e a termolacagem estão perfeitamente adaptadas. De facto, são mais baratos do que a anodização e oferecem uma vasta gama de cores.

Vantagens da termolacagem:
A termolacagem confere uma dureza de superfície e uma solidez de cor duradoura graças a uma grande resistência ao choque e à corrosão. Este processo utiliza tinta líquida e é mais económico e respeitador do ambiente do que a lacagem tradicional, que utiliza um pó sem secagem.

O processo de termolacagem permite aumentar significativamente a durabilidade dos produtos de alumínio, conferindo-lhes um aspeto estético significativo.

O processo de coloração a pó (reaquecido no forno) permite a associação de várias cores e novas texturas (aspectos metálicos, mate, manchado, riscado, martelado, brilhante, ou decorações em tons de madeira, ...).

#

Precisa de conselhos sobre a anodização ou a (termo)lacagem do seu sistema de proteção anti-queda?

Não hesite em contactar as nossas equipas que estudarão com atenção as suas limitações e necessidades!

News

Evento #
08-09-2025 9:12

Encontre a Delta Plus na feira A+A 2025

De 4 a 7 de novembro de 2025, a Delta Plus espera por si em Düsseldorf para a maior feira internacional dedicada à segurança no trabalho.
Testemunho #
20-08-2025 8:50

Trilhas da Proteção: um bate-papo com Carlos Augusto Machado sobre segurança no trabalho

No primeiro capítulo da série Trilhas da Proteção, um bate-papo com Carlos Augusto Machado sobre sua trajetória em SST e a importância dos EPIs no dia a dia das obras.
Produtos #
20-08-2025 8:50

Afinal, quando utilizar o calçado de proteção? Confira!

Descubra quando e por que utilizar calçados de proteção, garantindo segurança, conforto e prevenção de acidentes no trabalho.